terça-feira, 7 de junho de 2011

Reparo com fita preocupa passageiros da Webjet, mas aérea diz que procedimento é seguro


Alguns passageiros do voo 6700 da Webjet (Rio-Porto Alegre) que faziam o trajeto na manhã do último domingo (29) tomaram um susto ao olhar pela janela do avião. Parte da fuselagem da aeronave havia sido reparada com uma fita, que é permitida pelas autoridades para uso em consertos temporários; no entanto, o tamanho do reparo impressionou e assustou quem estava a bordo.

Ficamos todos assustados quando vimos. Duas pessoas na minha timeline (do Twitter) disseram que isso é aceito pela Anac, mas, pela quantidade de gente assustada como nós - e também pelo tamanho do buraco - me parece preocupante", contou, em entrevista pelo Facebook, Marcos Sketch, empresário da banda Forfun, que fez as fotos e divulgou no Twitter.
O empresário lembrou que costuma viajar de avião com frequência e nunca tinha visto algo do tipo. "O que me intriga é que, como disse um amigo meu, o Detran não aprova carros com o pisca-alerta quebrado. Então é natural a gente se preocupar ao ver um buraco desse tamanho", relatou.

Em nota enviada por e-mail, a Webjet explica que o material usado na aeronave é uma fita homologada para aplicação em superfícies externas das aeronaves. "Os critérios para utilização e aplicação também são especificados nos manuais dos fabricantes das aeronaves, tal como o manual de reparos estruturais, e são sempre usadas em caráter temporário até que o reparo definitivo seja realizado, não comprometendo a segurança. Neste evento em que foi usado um excesso redundante da fita, o problema foi resolvido de forma permanente no mesmo dia em que foi detectado pelo nosso passageiro", afirma a empresa.
A Anac, por sua vez, diz que "a fita foi colocada para cobrir a falta da porta de acesso em questão. A aeronave pode ser despachada para vôo sem esta porta de acesso" e, no caso em questão, "pode ser colocada uma fita aeronáutica".

Fonte: Jornal o Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário