segunda-feira, 6 de junho de 2011

Frota de táxi no Aeroporto Pinto Martins é reduzida pela metade

Decisão judicial da 2ª Vara da Fazenda Pública no Ceará desautoriza a Coopertáxi Fortaleza de prestar serviços de táxi no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Agora, só a Coopaero, com frota média de 90 carros, pode atuar

Apesar da redução da frota de táxi, a Infraero afirma que os passageiros não ficarão desassistidos (MARCUS CAMPOS)

Cai pela metade o número de táxis disponíveis aos passageiros que chegam à Fortaleza pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins. Isso porque desde a noite da sexta-feira passada, dia 3, só uma cooperativa está autorizada pela Justiça a prestar serviços de táxi no aeroporto da capital cearense.

Liminar expedida pela 2ª Vara da Fazenda Pública no Ceará impede uma segunda cooperativa, a Coopertáxi Fortaleza, de atuar na área. A frota já prestava serviços no aeroporto. Há um mês venceu licitação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para prestar serviço de táxi especial na área.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Infraero, no entanto, uma das cooperativas concorrentes na licitação entrou na Justiça para impedir as atividades da empresa. A assessoria não pode divulgar detalhes do processo, mas informou que vai recorrer da decisão, assim como a Coopertáxi Fortaleza.

A Infraero afirmou que os passageiros não ficarão desassistidos, uma vez que uma outra cooperativa, a Coopaero, continua com seus serviços no aeroporto. A frota de veículos da empresa é de 80 a 100 veículos, em média. Com a Coopertáxi, no entanto, o número de táxi era praticamente o dobro.

“Não temos ainda como precisar se a frota de táxis atual é suficiente, teremos que avaliar ainda. De qualquer forma, a Infraero vai recorrer da decisão judicial”, afirmou a assessoria.

Condições

Em 2010, o Aeroporto Pinto Martins teve fluxo de mais de 5 milhões de passageiros. Em janeiro deste ano, período de alta estação, a soma foi de 550 mil pessoas. Em média, 18,5 mil pessoas por dia, embarcando e desembarcando no aeroporto da capital cearense, segundo dados da Infraero.

Além da frota de táxi agora reduzida pela metade, toda a gente que chega à Fortaleza pelo Aeroporto da Capital tem disponível três linhas de ônibus coletivo: o 404 que vai para o Centro; o 066 que liga os terminais do Papicu e da Parangaba; e 027 que conecta o aeroporto aos terminais do Siqueira e do Papicu. De acordo com a Infraero, essas linhas têm frequência média de 20 minutos entre um ônibus e outro.

Em outros aeroportos, como o de Recife, há linhas de ônibus para os principais pontos da cidades, duas cooperativas de táxis funcionando e mais empresas de ônibus turísticos. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, recebe cinco vezes mais passageiros que Fortaleza e tem frota de táxis 6,5 vezes maior que a daqui, além de 13 linhas de ônibus próprias.

Para o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, a situação do transporte no Aeroporto Internacional Pinto Martins é precária, tanto de táxis, quanto de ônibus. “Decisão judicial não se discute, mas sou a favor de múltiplos serviços de táxi e ônibus no aeroporto”, defende.

Segundo Bismarck, a Infraero deve buscar na Justiça abrir mais oportunidades de transporte de qualidade, inclusive o público, para que os passageiros possam sair do aeroporto e chegar a pontos de convergência diversos da Capital. Até porque julho, o mês das férias, se aproxima, junto com fluxo turístico maior.

O POVO tentou contato com o Sinditáxi e com a Coopertáxi, mas nenhuma atendeu às ligações até o fechamento desta edição.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Para chegar ou sair do Aeroporto de Fortaleza, só de táxi ou carro particular. Raros os cidadãos que se arriscam com mala, cuia e cansaço, a pegar um dos ônibus lotados que ali passam. Até porque ônibus mesmo só para terminal bem longe dos destinos turísticos da cidade

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário