quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Capital entre as 3 com mais voos atrasados


Em Fortaleza, passageiros amargaram longas filas na manhã de ontem e precisam de muita paciência.

Viagens com problemas no horário chegaram a 37% do total de 27 marcados para até 11 horas da manhã.

No segundo dia consecutivo de caos nos aeroportos, ontem, até as 11h, Fortaleza estava entre as três capitais com maior número de atrasos em voos, perdendo apenas para Brasília e Rio de Janeiro. Aqui, dos 27 voos marcados, 10 estavam atrasados (37%). Já em Brasília, dos 66 voos marcados, 13 sofreram atrasos (19,7%) e um foi cancelado (1,5%).

Porém, após a última atualização da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), realizada às 21h, Fortaleza já não figurava mais entre as capitais com maior número de atrasos de voos. Segundo o boletim, das 61 decolagens previstas, 18 estavam atrasadas, ou seja, 29,5%.

No Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão, do total de 106 voos, 32 atrasaram (30,2%) e seis foram cancelados (5,7%). Já no Santos Dumont, foram 24 atrasos (15%) e 22 cancelamentos (13,8%), entre os 160 voos.

Mais uma vez, a empresa aérea Gol foi a campeã dos atrasos. Em Fortaleza, por exemplo, segundo dados da Infraero, até as 9h de ontem aconteceram 12 atrasos de partida no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Oito deles foram de mais de uma hora. Na chegada, houve também 12 atrasos, sendo seis de mais de uma hora. O que mais demorou teve atraso de duas horas e 33 minutos. A Gol realizou, neste mês de julho 50 voos no Aeroporto Internacional Pinto Martins representando um total de 37% dos voos comerciais do local.

Brasil


Em âmbito nacional, dos 2.137 voos domésticos programados, até as 21 horas de ontem, 404 atrasaram mais de meia hora (18,9% do total) e 79 foram cancelados (3,7%). Entre os 739 voos da Gol, 279 sofreram atrasos (37,8%) e 53 foram cancelados (7,2%). Dos 158 voos internacionais previstos no mesmo período, 27 atrasaram (17,1%) e três foram cancelados (1,9%). De acordo com a Infraero, os transtornos ocorridos devem-se a problemas em um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários, ocasionando uma consequente falta de tripulantes da Gol.

Insatisfação

Mas quem pensa que só são os passageiros que sofrem com o atraso dos voos da companhia se engana. Clemilton Linhares Arruda, 35, esperava desanimado a chegada de um cliente no saguão do desembarque, em Fortaleza. "O voo está marcado no telão, só que ele não apareceu por aqui ainda. Está atrasado quase uma hora. É chato, pois parado perco dinheiro, porque trabalho com transporte para empresários. O cliente vinha de Guarulhos, no voo 1605 da Gol, e deveria ter chegado às 9h22min. Às 10 horas, ainda não tinha aparecido.

O empresário Rogério Sampaio,35, estava no Aeroporto com o intuito de comprar uma passagem para Porto Alegre, para o fim de semana, mas mudou de ideia e preferiu esperar mais alguns dias. "A situação está difícil. Tem muita fila. Estava aqui na última segunda-feira e tinha gente demais. Acho melhor esperar um pouco", disse.

Mesmo com a Gol informando que o problema dos atrasos nos voos seja ocasionado pelo novo sistema de escala implantado pela companhia, pilotos, co-pilotos e tripulação da Gol ameaçam paralisar atividades no dia 13. Muitos funcionários, no blog "Tripulantes da Gol", afirmam que, se as reivindicações da categoria não forem atendidas, haverá greve. Os funcionários são contra o novo esquema de trabalho feito pela empresa, no início de julho. Eles pedem, além de uma escala menos cansativa, um reajuste de 25% e planos de carreira, saúde e previdência.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, no dia 15 de julho, a entidade recebeu apenas uma manifestação de críticas do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Nela, o Sindicato citava que havia recebido 520 denúncias trabalhistas, a maioria por descumprimento de escalas de voo. A Anac informou que está analisando os dados. A assessoria de imprensa da Gol informou que desconhece qualquer informação sobre uma possível greve.

Problemas

404 voos domésticos, do total de 2.137 programados, até as 21 horas de ontem, atrasaram mais de meia hora (18,9% do total) e 79 foram cancelados (3,7%)

Fonte: Diario de Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário