Investimento no recapeamento da pista do Aeroporto Internacional Pinto Martins é da ordem de R$ 8,6 milhões e tem início programado para o dia 16 de outubro próximo
O recapeamento asfáltico da pista central do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, vai interromper voos de outubro próximo a setembro de 2012. A obra vai fechar a pista principal, de 16 de outubro a 29 de novembro, de 1º de fevereiro a 4 de abril (exceto no Carnaval, de 17 a 27 de fevereiro), de 6 de agosto a 10 de setembro, sempre de 5 horas às 11h. E de 15 de maio a 28 de junho, de 5h41min a 11 horas. Com investimento de R$ 8.677.605,19, a obra será feita pelo consórcio formado pela Copa Engenharia e a empresa Instale, vencedor da licitação.
"Estrangulamento"
Para o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o fechamento da pista pelas manhãs, ao longo de 12 meses, com exceção de períodos de alta estação, representa um "estrangulamento" na movimentação de voos em Fortaleza.
"É uma preocupação", diz Maia. "Vai ser um transtorno". Ele faz críticas à administração do equipamento. "Isso mostra a falta de planejamento na Infraero", afirma o secretário.
"A economia de Fortaleza e do Ceará, há muito tempo, vem crescendo. Isto pressupõe melhoramento da infraestrutura logística. Há muito esperamos melhoria no aeroporto", destaca.
Proposta
Bismarck Maia propõe que a obra seja feita de madrugada, período com menor números de voos ou que, com um planejamento anterior, fosse construída uma segunda pista para, assim, fazer a obra de recapeamento, interrompendo seu uso, mas sem afetar o fluxo de voos.
"A pista auxiliar, que hoje é usada apenas para trânsito das aeronaves e por empresas de voos executivos, deveria ser ativada para pouso e decolagem de voos comerciais", sugere. "Para isso, é preciso desativar os hangares da aviação executiva e levá-lo para o outro lado do aeroporto".
Para ela, essa intervenção programada vai mostrar o atraso da estrutura do aeroporto. "Essa obra vai comprovar que estamos atrasados no uso da segunda pista", avalia.
Manutenção necessária
O superintendente da Infraero em Fortaleza, Wellington Santos, destaca a pista do Pinto Martins como uma das mais elogiadas pelos pilotos. "É uma boa pista. E estamos fazendo um investimento de manutenção, de segurança operacional", afirma. "Os grandes aeroportos brasileiros tem apenas uma pista. São áreas limitadas, com restrições e a Infraero administra a realidade que o País tem. A obra não pode deixar de ser realizada. Tivemos o cuidado de reunir as companhias áreas e consultar a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil ) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), sobre padrões de segurança, qualidade e controle laboratorial. Fizemos um teste em um trecho experimental. O pavimento de asfalto se desgasta com o tempo, chuva, atrito. Os riscos são buracos, fissuras. A obra vai prevenir estes problemas", justifica Santos
Preocupação
"Isso mostra a falta de planejamento da Infraero. Obra deveria ser na madrugada"
Bismarck Maia
Secretário de Turismo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário