sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Movimentação no Pinto Martins evolui 7,77%

Clique para Ampliar

Entre janeiro e agosto deste ano, mais de 3,8 milhões de viajantes passaram pelo Pinto Martins, superando o total de passageiros que transitaram por lá em 2009
ANDRÉ LIMA


Entre embarques e desembarques, cerca de 486 mil pessoas passaram pelo terminal no mês passado

A tensão nos mercados mundiais, que se intensificou no mês de agosto, parece não ter trazido qualquer impacto à movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins. No mês passado, o fluxo de pessoas no terminal expandiu-se 7,77% em relação a igual período do ano passado. No total, entre embarques e desembarques, 486.725 viajantes passaram pelo aeródromo fortalezense. Os dados são da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).

Com relação ao mês anterior, o tráfego de pessoas no terminal caiu quase 14%. Isso, porque julho é mês de férias, quando naturalmente as pessoas estão mais propensas a viajar. Em agosto de 2010, quando o trânsito de passageiros já tinha sido expressivo, 451.644 pessoas decolaram e pousaram no local.

Contabilizando a movimentação entre janeiro e agosto deste ano, mais de 3,8 milhões de viajantes passaram pelo Pinto Martins, superando, desde já, o total de passageiros que transitaram no aeródromo durante todo o ano de 2009.

No País

Cerca de 6,79 milhões de passageiros desembarcaram nos aeroportos brasileiros, no mês passado, número 12,24% acima do assinalado em igual mês de 2010, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur). Com isso, foi registrada a melhor movimentação em aeroportos brasileiros para meses de agosto da história.

Projeção

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, ocorreram 52,15 milhões de desembarques nacionais, superando em 19,76% os 43,54 milhões apurados em igual intervalo de tempo de 2010. Com base nisso, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, já projeta uma movimentação total de 78 milhões de passageiros em 2011, o que corresponde a um aumento de 14,3% com relação ao ano passado.

Mais viagens

78 mi de pessoas devem passar pelos aeroportos brasileiros em 2011, segundo o ministro Gastão Vieira. O montante é 14% maior que o registrado em 2009

PONTUALIDADE E REGULARIDADE
Regras para voos serão mais rígidas

Iniciativa da Anac prevê que companhias que tenham percentual alto de atrasos cedam lugar para pequenas

Brasília. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tornará mais rígidas, até o final do ano, as regras de pontualidade e regularidade dos voos das companhias aéreas que operam no país, informou ontem o diretor-presidente da agência reguladora do setor, Marcelo Guaranys.

As empresas que apresentarem um percentual elevado de atrasos e cancelamentos em slots (espaços e horários em aeroportos) muito concorridos terão que ceder lugar a companhias menores, como forma de acirrar a concorrência no setor.

Congonhas já aplica

Essa é uma regra que já é aplicada hoje no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o mais movimentado do Brasil, mas que até dezembro deve ser ampliada para outros terminais. De acordo com Guaranys, a Anac está estudando mudanças na fórmula que determina a qualidade do serviço prestado pelas companhias. As exigências para o percentual aceitável de voos que saem no horário serão endurecidas, o que acabará incluindo na regra aeroportos menos demandados do que Congonhas, como Santos Dumont e Brasília. "As regras da agência que dão conta da retirada de slots de empresas que não possuem nível suficiente de regularidade e pontualidade estão defasadas", afirmou Guaranys.

Hoje, se as companhias tiverem mais de 20% dos seus voos cancelados por um período superior a três meses, perdem a vaga. As companhias Pantanal e Gol perderam, em 2009, direito a alguns slots.

DIEGO BORGES
REPÓRTER



Nenhum comentário:

Postar um comentário