segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pinto Martins é o que vai ter mais mudanças

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Maquete do projeto de ampliação do Aeroporto de Fortaleza, que deve mais que duplicar a capacidade
FOTO: DIVULGAÇÃO

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Para não deixar os aeroportos obsoletos - é o risco que se corre caso não haja reação em tempo hábil -, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) está colocando em prática um plano urgente de readequação dos terminais aeroviários do Brasil para atender à demanda nos terminais, que saltou de 128 milhões de passageiros, em 2009, para 154 milhões de usuários, no ano passado. Um acréscimo de 20%, de acordo com a Nota Técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada em abril de 2011.

O somatório de recursos destinados aos aeroportos visitados pela reportagem é de R$ 621,6 milhões, segundo a Infraero. Em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, parte desse dinheiro já começou a ser aplicado. Na Região Metropolitana de Natal, inclusive, está sendo construído um novo equipamento. O Ceará espera o início das obras ainda para este ano. Na Bahia, a previsão é de que as intervenções no seu mais importante aeroporto comecem no primeiro trimestre de 2012.

O Pinto Martins (Fortaleza) é o que vai passar por mais mudanças. O objetivo é mais do que dobrar a sua capacidade, e avançar seu nível operacional de 1,5 para 2. Isso quer dizer que o terminal cearense deverá se adaptar ao padrão mundial de funcionalidade dos aeroportos, com embarque e desembarque feitos em pisos diferentes. Tal modificação será tão complexa, que deverá ser feita em duas grandes etapas: uma até 2014 e a parte final em 2016.

Maior do NE

De acordo com a Infraero, ao fim de todo o processo de expansão, o aeroporto passará a ser o maior do Nordeste (ver tabela). O edital de licitação está previsto para o mês que vem. Serão investidos, entre recursos liberados e não liberados, R$ 497,3 milhões. Deste montante, R$ 100 milhões serão utilizados para obras e serviços complementares do empreendimento, como a construção de um centro de manutenção e da subestação de energia. Além de novos elevadores, escadas rolantes, esteiras de bagagem, pontes de embarque e mobiliário.

A primeira parte da ampliação se dará para o lado Oeste do terminal. Como a previsão é de finalizar essa primeira fase em 2014, a estimativa da Infraero é de o equipamento possa receber mais três milhões de passageiros durante a Copa.

Depois do mundial, terá início a segunda e última etapa da obra, que será feita para o lado Leste. O equipamento sairá dos atuais 38.500 metros quadrados para 133.829 m², em 2016. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o projeto prevê que a parte atual do aeroporto, que ficará no centro do complexo, seja destinada exclusivamente para os voos internacionais.

Sobre a ampliação do estacionamento, que atualmente abriga apenas 848 veículos, a gestora do aeroporto informa que pretende expandir a quantidade de vagas. "A intenção é conceder o espaço para que um empreendimento privado possa construir um edifício-garagem e explorar comercialmente. Portanto, não há como fazer uma previsão da quantidade de vagas que serão criadas". (ISJ)



Fonte: Jornal Diário do Nordeste

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