quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fortaleza entra na rota de novos voos domésticos

A movimentação oumentou desde o ultimo dia 15, quando a Trip passa a operar dois novos voos diários.

Fortaleza deve fazer parte do destino - ou, pelo menos, da passagem - de cada vez mais brasileiros. O motivo é o aumento do número de voos domésticos que têm o Aeroporto Internacional Pinto Martins como ponto de parada. Ao todo, de acordo com levantamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), são seis novas rotas - duas da Trip e quatro da TAM -, nas quais a Capital cearense faz parte da rota.

Fortaleza conta com dez operações internacionais diárias, sendo a maior da TAP 

Os embarques e desembarques de mais passageiros começaram apartir deste mes, mais precisamente dia 15 quando a Trip passa a operar dois novos voos diários no Ceará.

Já os da TAM devem começar a descer por aqui apenas em julho, no dia 1º, início da alta temporada do turismo, período no qual as férias escolares acontecem no Brasil. Dos quatro, dois serão diários, um deverá ser apenas no sábado e outro apenas no domingo. A movimentação de passageiros esperada, no entanto, ainda não foi definida, pois o tipo de aeronaves e a capacidade delas não foi revelado pela Infraero. O Pinto Martins conta, atualmente, com 136 voos domésticos, dos quais a TAM tem a maioria da operação, com 57 voos. Os demais são de responsabilidade da Gol (49), Azul (20) e Avianca (10).

Destinos e origens
Entre os possíveis destinos que os cearenses poderão ter ou os turistas que o Estado poderá receber a partir das novas linhas da Trip, figuram apenas capitais nordestinas. Estão na lista de cidades onde a rota pousa: Salvador, Maceió e João Pessoa.

Já nos esperados para pousarem por aqui em julho, pela TAM, quatro - das cinco regiões brasileiras - estão incluídas na passagem da aeronave. Os aviões da companhia devem percorrer, além de Fortaleza, Curitiba, Manaus, Salvador e Porto Alegre.

Expectativa
A reportagem ainda apurou que a Azul Linhas Aéreas estaria planejando uma nova rota para o aeroporto Pinto Martins, assim como a companhia africana Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV). Ambas já operam no terminal e têm interesse em aumentar os voos. No entanto, apesar de o destino Ceará ser ´vendido´ no exterior e da iminência da Copa das Confederações - que ocorrerá em junho e tem Fortaleza como cidade-sede -, nenhum novo voo internacional é confirmado pela Infraero.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa que administra o aeroporto, setores responsáveis pela consulta de novas rotas não confirmaram nenhuma nova companhia aérea interessada.

Atualmente, o Pinto Martins conta com 10 operações internacionais diárias. A maior parte delas é de responsabilidade da Transportes Aéreos Portugal (TAP), que tem dois voos diariamente exceto às quinta-feiras.

Os demais voos são operados pontualmente pelas companhias, como a TUI Air Lines, que possui dois voos (ida e volta) às terças-feiras; a Air Italy, com dois voos às sextas-feiras; e a Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV), com dois voos às quintas-feiras. Já a mais nova companhia aérea em operação no aeroporto de Fortaleza, a Alitalia, possui dois voos às segundas e quartas-feiras.

Turistas estrangeiros
De janeiro a março deste ano, o número de estrangeiros que desembarcaram no Ceará cresceu 27,69% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

Os maiores emissores foram Itália (26,31%), Portugal (18,14%), Estados Unidos (5,54%), França (5,21%), Filipinas (5,2%) e Espanha (3,91%). Para o levantamento, a Setur considera os visitantes que chegaram via Aeroporto Internacional Pinto Martins ou portos do Pecém e do Mucuripe.

Fonte: DN Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário