quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aeroporto de Juazeiro terá dois novos voos para Recife


A partir do próximo mês, será o total de oito voos com destinos para a Capital cearense e outras cidades

No primeiro trimestre do ano, houve redução de embarques.


Juazeiro do Norte. A obra tão esperada dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, deverão ter ordem de serviço assinada no próximo dia 29, com a presença da superintendência regional Nordeste da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Juazeiro do Norte. A obra, que deveria estar pronta desde abril do ano passado, irá ampliar a área de embarque e desembarque. Durante a solenidade, em que estarão presentes os representantes da empresa vencedora da licitação, a Life Construtora, de Salvador (BA), também devem ser anunciados mais dois voos diários que passam a operar a partir do começo do mês, das empresas Trip e Gol, com destinos para Recife.


investimento nos novos espaços, com apenas 20% da obra executada, em virtude da primeira empresa contratada ter desistido dos serviços, será de R$ 2,1 milhões, até menor do que a primeira licitação de R$ 2,8 milhões. A obra dos módulos deveria estar pronta em 150 dias. No local, foi feito apenas parte do piso e montada a estrutura metálica. A Infraero ultimou a rescisão do contrato com a Eurobravin para lançar o novo edital. Uma das justificativas da empresa anterior, foi a falta de material no mercado para o revestimento das paredes dos módulos.

Com a reforma do aeroporto, a capacidade diária aumenta de 60 para 187 pessoas. Anualmente, segundo o superintendente do local, Roberto Germano, passa a ser de 800 mil pessoas. A atual capacidade é de 150 mil. Para o superintendente, o aeroporto não apenas receberá uma nova área dos módulos, mas o salão do aeroporto será ampliado, além da melhoria de infraestrutura dos banheiros, restaurantes e lanchonete. O espaço será ampliado de 950m² para 1.040m² de área construída.

A licitação para a nova empresa ocorreu depois de oito delas fracassadas e com desistência, para escolha da nova responsável pela continuidade e conclusão dos serviços dos MOPs. Aperspectiva é iniciar a construção com prazo para ser concluída em 90 dias, conforme edital. Um dos maiores problemas, conforme a superintendência regional da Infraero, esteve relacionado aos insumos a serem adquiridos para os serviço. Para facilitar o andamento dos trabalhos, foi realizada uma avaliação técnica da disponibilidade do material no mercado, o que irá facilitar a conclusão da obra.

Desde o início do ano, houve a redução de três voos diários no Cariri, permanecendo seis. Serão oito a partir do próximo mês. Com isso, também foi reduzida a quantidade de usuários no primeiro trimestre do ano, em 20,03%. Foram 91 mil embarques e desembarques no local. Em 2012, 115 mil. Mas, o superintendente afirma que essa queda na quantidade de usuários se deve a uma realidade nacional. Segundo ele, nos últimos anos foi registrado um crescimento muito grande em relação aos voos e a tendência, de agora por diante, é que haja uma estabilização. O ano passado fechou com uma demanda de usuários de 447 mil passageiros, surpreendendo a própria administração do equipamento.

Os novos voos serão provenientes de Recife e chegarão às 11 horas e 18h30. Com isso, conforme Roberto Germano, o aeroporto se insere dentro do projeto nacional de regionalização, para praças maiores onde há destinos nacionais e internacionais.

Desapropriação
A atual área do aeroporto é de 1.288,740m². Um espaço de 486 mil m² se encontra em processo de desapropriação e o equipamento ficará com 1.774,740m². Com essa área a mais, o superintendente da regional Nordeste da Infraero, Fernando Nicácio da Cunha Filho, que fez a apresentação do relatório recentemente em Juazeiro, afirma que haverá condições de melhorias relacionadas à segurança, área de manobra, pista de táxi, entre outras alternativas, proporcionando melhor infraestrtura aeroportuária.

No ano de 2011, a demanda foi de 334 mil. Ou seja, mais de 100 mil passageiros embarcaram e desembarcaram na cidade com uma diferença de apenas um ano.

FIQUE POR DENTRO
Empresas e horários dos voosAs empresas que atuam no aeroporto de Juazeiro do Norte são: Azul, Avianca e Gol. Os horários dos voos são os seguintes:
Azul - São Paulo (Viracopos) - Chegada às 2h25 e saída às 3h20;
Avianca - Guarulhos - Chegada 8 horas e saída às 8h30;
Gol - Rio de Janeiro/Fortaleza - Chegada às 12h30 e saída às 13 horas (aos domingos);
Avianca - Brasília - Chegada às 13h55 e saída às 16h20;
Gol - Brasília/Recife - Chegada às 15h05 e saída às 15h40;
Avianca - Guarulhos/Fortaleza - Chegada às 19h55 e saída Às 20h25.

Mais informaçõesAeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Avenida Virgílio Távora, 4000, Bairro Aeroporto
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3311.6524

2 comentários:

  1. Ola, sou Hugo Puntel do Spotting Viracopos! Entre em contato em hugo_puntel@hotmail.com para a confirmação de parceria! Muito grato! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Boa Tarde!

    Meu nome é Hugo sou moderador do novo Blog Aeroporto de Maceió, gostaria de fazer parte de seus parceiros e oferecer o mesmo em meu blog.

    Aguardo contato de sua parte.

    Segue o link de nosso blog

    http://mczairport.blogspot.com.br/

    Desde já agradeço sua atenção.

    Atenciosamente

    Hugo

    ResponderExcluir