O terminal aeroportuário estará fechado para pousos e decolagens, diariamente, das 5h às 11h, durante o período de obras na pista, que segue de outubro deste ano a setembro de 2012
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Resolução da Anac determina que empresas informem o cancelamento aos clientes até três dias antes da data do voo
Fac-símile da edição de 14 de setembro, quando o Diário informou, com exclusividade, sobre o fechamento da pista
A 15 dias do início das reformas da pista do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, a Infraero confirmou que, dos 33 voos comerciais que serão prejudicados durante as obras, 14 deles, entre chegadas e partidas, serão cancelados, ou seja, deixarão de operar por quase um ano. O superintendente da Infraero na Capital, Wellington Santos, não sabe estimar quantos passageiros serão afetados com a decisão, nem como essa demanda deverá ser absorvida posteriormente. A informação foi dada durante audiência pública na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), ontem à tarde.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as principais companhias aéreas que perderão voos com a decisão, que poderiam responder por tais questões, não enviaram seus representantes à audiência.
Falta informação
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB - Secção Nacional, Hércules do Amaral, questionou as ausências. Além disso, ele lembrou que muitos passageiros ainda nem sabem que a partir do próximo dia 16 haverá alterações em suas viagens, o que, segundo ele, configura um descumprimento de uma norma da própria agência reguladora. A Resolução Nº 141 da Anac prevê que as companhias aéreas informem imediatamente aos consumidores sobre o cancelamento dos voos ou em até 72h (3 dias) antes da partida.
"Imagina você programar uma viagem durante meses e só descobrir que não poderá viajar no horário ou data marcada somente três dias antes? Os prejuízos são muitos: desde compromissos que podem ser perdidos até reservas em hotéis, para minimizar", afirma. Ele ainda faz críticas à esse prazo: "essa norma atende os cancelamentos por motivos corriqueiros e não convém com o volume que deverá ser gerado com a reforma. O sistema é falho, não prevê situações assim", explica em referência à grande quantidade de voos que deverão ser remarcados.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Anac, mas não obteve resposta a nenhuma das questões acima.
Outras mudanças
Além do número de cancelamentos, outros 21 voos deverão ser antecipados ou atrasados, de acordo com a proximidade dos horários de início e término diários da obra: entre 5h e 11h.
Etapas
Contudo, o superintendente da Infraero lembrou que a obra da reforma da pista do aeroporto terá quatro etapas e que quando a terceira estiver em andamento todos os voos que sofreram qualquer tipo de alteração - cancelamento, atrasos e antecipações - deverão ser normalizados em parte.
Durante essa etapa, entre 15 de maio e 28 de junho de 2012, os serviços de recapeamento só vão paralisar a cabeceira de pouso e por um tempo diário quarenta minutos menor.
Mesmo assim, como a pista estará reduzida, as aeronaves também deverão ser menores, o que, de todo modo, deve diminuir o número de passageiros em viagem. Na quarta etapa (entre 6 de agosto e 10 de setembro de 2012), porém, o regime de restrições de decolagens e aterrissagens voltará integralmente até o fim das obras.
Direito do consumidor
Hércules Amaral ainda lembra que as remarcações devem ser feitas priorizando os passageiros, que têm o direito de ser encaixados em qualquer voo com assentos disponíveis que lhes convenham.
Outro alerta é que qualquer tipo de dano aos clientes gerarão penalidades às companhias aéreas ou à Anac. A última reforma completa da pista do Pinto Martins foi realizada há 16 anos. Entretanto, trimestralmente a Infraero realiza inspeções de caráter preventivo.
Transtornos
"Imagina você programar tudo e só descobrir que não poderá viajar na data?"
Hércules do Amaral
Presidente da Com. de Def. do Consumidor da OAB
"Não sabemos estimar quantos passageiros serão afetados com a decisão"
Wellington Santos
Superintendente da Infraero
ANA CAROLINA QUINTELA
REPÓRTER
olá, gostaria de saber se todos os voos particulares, em jatinho, desembarcam pelo lado antigo do aeroporto, ou se saem pelo lado normal, o "novo".?
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